segunda-feira, 13 de maio de 2013

LAGOA ACADÉMICO CLUBE – CHEGA AO FIM MAIS UMA GERAÇÃO DE OURO


Cresceram juntos no mesmo infantário, estudaram na mesma turma desde o 1º ciclo até ao secundário, altura em que aconteceram, por via dos estudos, as primeiras separações.
Ao LAC e ao andebol chegaram quase todos ao mesmo tempo, há quase uma década. Fizeram aí a sua formação desportiva começando nos bambis, seguindo-se os escalões de minis, infantis, iniciados e juvenis, participando nos quatro últimos sempre no campeonato nacional. Aprenderam a gostar imenso da modalidade, crescendo bastante desportivamente, mostrando o seu potencial ao longo de todos estes anos. Não foi por acaso que alguns chegaram à seleção nacional (Diogo Sequeira, Patric Pereira e Rodrigo Guilherme… e outros, João Boto e Valério Fióri que também mereciam), tendo todos eles vestido a camisola da seleção do Algarve.
A qualidade evidenciada ao longo do seu percurso, é fruto do bom trabalho realizado pelo clube e por todos os treinadores (Fernando Fernandes, Pedro Pacheco e Mário Almeida), não esquecendo o papel dos pais, sempre presentes.
Estes meninos de Lagoa, foram acumulando experiência ao longo da sua formação desportiva e do campeonato nacional que disputaram vários anos a fio, ocupando sempre os lugares cimeiros da classificação, ombreando com as equipas de topo da modalidade, (Benfica, Sporting, Porto, Belenenses, ABC e outras), impondo respeito pela sua classe, apesar do nome do clube e da região, de onde são oriundos, pouco representar desportivamente.
Habituaram-se a estar presentes nas fases finais, em todos os escalões, onde mostraram todo o seu valor, por entre muitos atletas de outros clubes com muito mais condições.
No ano letivo transato, estes atletas, em representação da ESPAMOL, conquistaram o título de campeões nacionais do Desporto Escolar, em Coimbra, tendo representado Portugal no Festival Internacional da FISEC que decorreu em Malta em Julho de 2012, onde demonstraram mais uma vez o seu grande valor.
No passado dia 23 de março, o campeonato chegou ao fim para estes rapazes que precisavam de ganhar ao Almada (ganharam e bem) e esperar por um deslize do Benfica (o que não veio a suceder) para poderem chegar à fase final. Bem mereciam! Mas, o que se passou em Lagoa três semanas antes frente ao Benfica (quando é assim ao nível dos escalões de formação…), já tinha ditado a sorte destes atletas do LAC, dando para ver o quanto representa o nome dos grandes clubes, contrariando, muitas vezes, a verdade desportiva.
Depois de muitos anos de amizade, de alegrias e de conquistas em comum, chegou o momento difícil - uma separação inevitável. Os estudos superiores e o futuro destes jovens com a entrada, prioritária, na universidade longe do Algarve, ditarão o futuro desportivo de cada um. Na cabeça de todos, certamente, fica o desejo enorme de continuar a praticar a modalidade que abraçaram e que tanto gostam. Uma certeza, porém, é que em qualquer clube de topo terão, seguramente, uma porta aberta para a realização dos seus sonhos.
                                                                                                                                                                                José Inácio Sequeira













Sem comentários: