domingo, 25 de dezembro de 2011

GILBERTO DUARTE - Entrevista ao Jornal " O JOGO "

Fonte : Foto Fernando Fernandes

Gilberto Duarte

"Sonhava ganhar títulos e já fui três vezes campeão"

Terminada a primeira fase do Andebol 1 - regressa em Fevereiro para dar lugar aos trabalhos da Selecção Nacional -, uma conclusão é fácil de tirar:
Gilberto Duarte é o grande jogador da prova. O JOGO foi conversar com ele.
Em 2007, com 17 anos, dizia que o objectivo era ficar no FC Porto e jogar. Quatro anos depois, ainda que apenas com 21 anos, está a fazer um campeonato extraordinário. Satisfeito ou queria mais?
Estou muito satisfeito. Era mais ou menos isto que sonhava: poder estar entre os melhores de Portugal e jogar ao lado deles, competir com eles e ganhar títulos e, neste momento, já ganhei três campeonatos e uma Supertaça. Mas espero ganhar muito mais.
A sua caminhada está ainda praticamente a começar...
Sim, é verdade, e a minha ambição cresce a cada momento. Quero muito mais do que isto, quero ajudar a minha equipa a chegar muito mais longe.
O que foi preciso fazer para se dar esta evolução nestes quatro anos?
Muito trabalho, muito apoio dos colegas e equipa técnica, sacrifício e muito sofrimento. Passei alguns momentos difíceis, por ter tido semanas de treino que não corriam bem, por haver momentos na escola que também não corriam bem. Por causa do andebol, e por precisar de algum apoio familiar e amigos e não o ter. Andei muitas vezes em baixo por causa disso.
O apoio que o Gilberto tem aqui no Porto vem basicamente da equipa?
Sim, embora já tenha feito alguns amigos aqui pelo Porto, normalmente são os colegas que me apoiam. Isto aqui é mesmo como uma família. Mas, mesmo. Não é dito por dizer. Aliás, se não fosse assim não éramos tricampeões nacionais. Se não fôssemos unidos, amigos, uma verdadeira equipa, não conseguíamos chegar aos títulos, pois há muito boas equipas que não ganham nada. É fundamental ter um bom grupo e isso aqui é mesmo assim. E esse grupo bom foi muito importante para mim.
Há quatro anos estava a começar e olhava para os mais velhos como referências, mas hoje em dia já são outros miúdos a olhar para o Gilberto como ídolo. Como encara isso?
Sempre que alguém me elogia, sinto uma grande felicidade, porque significa que estou a atingir os meus objectivos e que também estou a ser uma referência para os mais novos.
Fico extremamente contente, mas quero continuar a trabalhar para evoluir e ser uma referência do meu clube, o Lagoa Académico Clube. Sempre que lá vou, sinto que me dão um grande afecto e fico contente por poder divulgar o nome do Lagoa por Portugal fora e até poder entusiasmar outros jogadores de lá e mostrar-lhes que é possível chegar a este nível.
Percebe-se que tem um grande orgulho nas suas origens, no Lagoa?
Tenho, muito. E nunca irei esquecer os tempos que passei no Lagoa
. Comecei lá com nove anos e saí de lá com 16 para o FC Porto.
Como surgiu o andebol?
Primeiro, foi através do desporto escolar e, depois, foi por influência de amigos e do meu irmão que também jogava. Na altura também praticava karaté, tive de me decidir por uma delas e fui para o andebol. E não me arrependo nada [risos].

Fonte : Entrevista a Rui Guimarâes do jornal " O Jogo "

Sem comentários: